Globalização


“A arte do capitalismo em ação.”
Hoje eu fui acordado com o toque do meu celular. “Grande coisa”, você deve estar pensando. Afinal, o celular se tornou obsoleto e quase todo cidadão brasileiro possui um aparelho. Porém você já parou para pensar que há alguns anos atrás celulares não existiam, computadores também não. Um dia a bússola já foi a guia mais segura para um viajante e a humanidade já esteve presa em uma pequena faixa de terra chamada antigo mundo. Porém, veio o novo mundo. Surgiram computadores, celulares e outros aparatos tecnológicos. Avanços normais para uma raça curiosa como a humana.
Mas... Você já parou para pensar em como essa evolução tornou-se rápida?


Todo dia surgem novos modelos de aparelhos eletrônicos e os antigos se tornam ultrapassados. O publico é incentivado a obter novos bens em um consumismo desenfreado. Os adolescentes assumiram a faixa capitalista e se tornaram os maiores consumidores do século XXI. Uma nova crise econômica surgiu e serviu apenas para incentivar ainda mais, o já exagerado, consumismo.
Essa fome enorme por produtos novos não faz apenas mover a economia, ela fere o nosso planeta e esgotar nossos preciosos recursos naturais.
Se você parar para pensa o me celular, citado lá em cima, para esta em minhas mãos passou por um longo processo que inclui matéria-prima, montagem, transporte e distribuição. Para a matéria prima, recursos naturais foram riscados do mapa, árvores desmatadas e direitos humanos infligidos. Para a montagem, humanos foram explorados por salários que não valem nada, a natureza foi poluída pela indústria e muitas outras coisas. No transporte mais danos a natureza. E por ultimo a distribuição, que na verdade devia se chamar “Controle Mental”, que se trata de enfeites e outras coisas para chamar sua atenção para aquele produto. Um novo produto, o que você tem no bolso ou em casa ainda serve, mas esse tem uma tela maior ou realiza uma coisinha a mais. Compre e você terá todo o destaque que necessita. Controle esse que forma mais pessoas alienadas e sem senso crítico, mais eleitores distraídos. (Perceba como tudo faz parte de um ciclo.)

Por que toda essa preocupação?


A humanidade sempre evoluiu e o consumismo sempre foi parte do homem, por que toda essa preocupação agora? Sim, a humanidade é consumista por natureza, mas não como nos dias de hoje. O homem evoluiu demais e rápido demais. Os novos modelos de produtos muitas vezes nem atendem mais as necessidades de uma pessoa, apenas têm um designe novo e a venda aumentará o dinheiro do vendedor. O mundo nunca deu tantos sinais de limite e o homem nunca precisou de tanto, quanto hoje. O homem não vê mais uma chance de evolução e sim uma chance de maiores lucros. A humanidade perdeu sua característica de evolução por necessidade, para se torna uma sociedade burguesa e que evolui para ganhar mais dinheiro. Se é que um crescimento fútil e sem sentido pode ser chamada de evolução.
O que fazer?

Não podemos acabar sozinho com o capitalismo e seu sistema. Mas podemos ser conscientes e não consumistas. Análise se você realmente precisa daquilo, se é uma necessidade do produto ou da atenção que ele lhe trará atenção. Em um grupo de pessoas consumistas, uma ajuizada pode ser de total benefício. Não seja mais uma vitima da TV, tenha senso crítico, afinal você é um humano e não um cão treinado para ouvir ordens.

 
(Gosta de escrever? Nos envie seu texto: escritorloucoecia@gmail.com

9 comentários:

Cristiano 2 de setembro de 2009 às 12:40  

Parabéns pelo espaço e iniciativa!
além do visual belo, os textos cativam...
tem uma proposta interessante este blog aqui, diferente...e a mistura de estilos e textos abordam muito do cotidiano! abraço e sou seguidor, até!

Nando! 2 de setembro de 2009 às 12:42  

Parabéns Pelo blog!
Vc escreve bem e consegue prender o leitor!
BOM MESMO!

Vini e Carol 2 de setembro de 2009 às 13:06  

Pois é, as pessoas de antigamente, isso é, nem faz tanto tempo assim, JAMAIS poderiam imaginar que um dia iamos poder sair com o nosso telefone pra qualquer lugar do mundo. As pessoas de hoje já não se supreende com que a tecnologia e a ciência podem fazer, acho surpreendente uma operação no cérebro, depois disso pra mim, não espero mais nada... Pena que tudo isso não mata a fome de ninguém, as crianças de hoje tem brinquedos avançados e não sabem o que realmente é ser criança, um menino de 10 anos já tem uma moto, isso faz com que elas cresçam fúteis e talvez sem humildade. Globalização nem sempre bem vinda.

Beijos, Carol

Rogerio 2 de setembro de 2009 às 13:32  

Obrigado a todos pelos comentários. Realmente a infância das crianças esta sendo tomada. Não posso falar como um perito sobre o tempo da pipa e da bola de gude, pois tenho apenas 15 anos. Porém, acho surpreendente como as crianças estão largando a pipa, o peão e um bom livro de historias por um computador ou celular.

Renan Sparrow 2 de setembro de 2009 às 14:51  

É uma questão de evolução para mim.
A séculos atras uma mulher com seus 14, 15 anos já tinha filhos e já, e uma com 20 era considerada velha.
Nos dias de hoje, isses valores duplicaram.
Tudo evolui, não acho que devemos questionar. Sou a favor da avanço digital e tecnologico.
Gosto de ler, mas seria incrivel se "covnertessem" os livros para coisas parecidas como mp3 ou mp4. Quantas arvores seriam perdoadas!

Porém acabamos com o mundo conforme evoluímos.
Talvez, no futuro (se existir), chamarão nossa época de segunda idade média.

Flávia 2 de setembro de 2009 às 16:27  

Muito bom o texto, concordo plenamente com todos os comentários acima. Acho que tem de haver um equilíbrio, ou já que evoluímos tanto, utilizar esse nosso avanço para tentar poupar alguns recursos, como o caso que o rapaz acima falou, de converter livros para arquivos digitais (apesar de isso já estar sendo feito).

Lívia 4 de setembro de 2009 às 05:14  

Gostei, Rogerio. Muito bom.

Claudinha Santos 7 de setembro de 2009 às 15:02  

"Retribuindo a sua visita em meu blog e passando tbm pra dizer que seus textos são interessantes. Continue a escrever.. Parabéns e obrigada pelo elogio. Volte sempre, volte quando quiser e se quiser e se puder. leia os posts novos, os antigos ou comente tbm se achar que deve. Obrigada. BJss"
att: Claudinha

Anônimo 24 de junho de 2010 às 20:45  

PARABéNS pelo TRABALHO QUE VOCÊ DESENVOLVE NO SEU BLOG É MARAVILHOSO, SE AS PESSOAS SE EMACIPASSEM E UTILIZSEM A INTERNET COMO MEO DE LUTA, TALVEz PODERIAMOS FAZER UMA REVOLUÇÃO... "OS RICOS PODEM DESTRUIR ALGUMAS ROSAS, MAS NÃO PODEM ACABAR COM A PRIMAVERA" Che Guevarra

Postar um comentário

Frase da semana:

"Os erros de grandes homens... são mais fecundos que as verdades de pequenos." (Friedrich Nietzsche)

Você é o leitor número:

Nossa versão em Inglês: