O problema da Democracia.



A santa democracia, estado de suposta igualdade e senso comum, surgida em Atenas e hoje aplicada em uma grande parte do mundo. Teoricamente perfeito, não?
Mas o homem está longe da perfeição, a democracia é um sistema falho e que oferece tão pouco pela sociedade quanto qualquer outro tipo de governo do homem.
Por quê?
A democracia oferece muito poder ao povo que não tem capacidade acadêmica de escolher um bom governante. As pessoas pobres acabam trocando seus votos por coisas supérfluas e/ou votando em uma imagem, não em um homem. Nós precisamos de pessoas ajuizadas e com um vasto intelecto para assumir o governo, mas com a democracia ganhamos um homem de sorriso bonito ou um empresário que distribuiu cestas básicas durante a campanha.
E ainda tem a educação, enquanto a minoria tem chance de fazer faculdade e obter varias formações a grande massa é mantida leiga e com baixo nível de vida, assim fica fácil de ser controlada.
Momentos como o recente acontecido de Jose Sarney (Já inocentado) nós fazem lembrar quão falho nosso sistema de governo é. Agora Sarney pode estar sendo odiado por todos, mas há pouco tempo obteve votos e com eles subia na carreira política, de quem é a culpa? Dos eleitores, nossa.
Enquanto a minoria tem chance de fazer faculdade e obter varias formações a grande massa é mantida leiga e com baixo nível de vida, assim fica fácil de ser controlada.
                                                                                                                                               
O que fazer?
Bem... Digamos que uma solução é meio que incrivelmente difícil, mas cada um pode cumprir sua parte. Analise cada candidato, não vote por impulso ou por bens materiais. A eleição para presidente esta chegando, podemos nos testar nela. Um voto não é algo simples e se você tem direito a ele, (Eu não tenho ainda) não despedisse com uma meia-boca qualquer, use com inteligência e aplique de forma satisfatória para o país. Você em primeiro plano é um humano, mas em segundo é um brasileiro. Se destaque das massas e aplique o tão divulgado voto consciente.
Vou mostra agora o porquê de ser necessário um voto consciente:

"Eu fui agora ao Gabão aprender como é que um presidente consegue ficar 37 anos no poder e ainda se candidatar à reeleição."
Obs.: Em conversa com o presidente da Costa Rica, Abel Pacheco, em agosto de 2004. [ Lula ]
"O Brasil só não faz fronteira com Chile, Equador e Bolívia."
Obs.: Falando a empresários em Nova Iorque, em junho de 2004, sem saber que temos 3 mil quilômetros de fronteira com a Bolívia. [ Lula ]
"O continente sul-americano e o continente árabe [?] não podem mais, no século XXI, ficar à espera de serem descobertos."
Obs.: Falando na Síria, em abril de 2004. [ Lula ]
"Cumprimento o presidente da Mercedes-Benz... Pois eu quero dizer na frente do presidente da Mercedes-Benz(...)"
Obs.: Falando no Palácio do Planalto, em 6 de fevereiro de 2004, ao presidente mundial da General Motors, Richard Wagoner. [ Lula ]
"O governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil."
Obs.: 1ª Conferência Nacional do Esporte, em 17 de junho de 2004. [ Lula ]
"Em qualquer lugar do mundo que eu vou, eu tenho que levar flores ao túmulo do herói nacional. No Brasil não tem."
Obs.: Falando em 19 de julho de 2004 no lançamento da campanha "O melhor do Brasil é o brasileiro", esquecendo-se do monumento ao soldado desconhecido (heróis brasileiros da 2ª guerra mundial), na cidade do Rio de Janeiro/RJ. [ Lula ]
"Um país que constrói um monumento daquela magnitude tem tudo para ser mais desenvolvido do que é atualmente."
Obs.: Na Índia, referindo-se ao Taj Mahal, em 29 de janeiro de 2004. [ Lula ]
"Estou surpreso porque, quem chega a Windhoek, não parece que está num país africano."
Obs.: Em 8 de novembro de 2003, em Winkhoek, capital da Namíbia, em discurso, ao lado do presidente Sam Nujoma, que, durante a fala, puxou o brasileiro pelo braço.
[ Lula ]

(Vi as frases enquanto gastava meu ocioso tempo pela net. Site: http://www.frasesfamosas.com.br/ )

(Este texto é de minha autoria, qualquer publicação sem autorização previa é crime.)
Olá, gostaria de mandar seu texto para ser publicado por mim?
Sim? Então mande ele para: escritorloucoecia@gmail.com.

3 comentários:

Diego Janjão 30 de agosto de 2009 às 15:59  

Realmente isso é verdade...

ow, vc quem desenha?

Fabíola Oliveira 30 de agosto de 2009 às 16:16  

Gostei do blog e das tirinhas. Você toca num assunto interessante e faz observações, dentro do texto, mais interessantes ainda. Se esses maus governantes estão aí no poder, a culpa é nossa, pois fomos nós que os elegemos. Estão lá legitimados por nosos votos. Eles não caíram lá de paraquedas.

Rogerio 30 de agosto de 2009 às 18:02  

Não, eu pego os desenhos já feitos e edito no fotoshop.

Realmente Fabiola, eu ainda não voto (15 anos^^), mas vejo muita gente jogando o voto fora.

Postar um comentário

Frase da semana:

"Os erros de grandes homens... são mais fecundos que as verdades de pequenos." (Friedrich Nietzsche)

Você é o leitor número:

Nossa versão em Inglês: